Centro de Produção de Material

O Centro de Produção de Material é um serviço integrado no CRNSA destinado a responder às solicitações da população com deficiência visual, direcionado para o apoio educacional, profissional e cultural através de transcrição e adaptação de textos em Braille e em carateres comuns ampliados, impressão e encadernação de livros em Braille, reprodução de material didático em relevo e adaptação de textos de diferentes matérias para texto em formato digital destinado a leitura de ecrã através de sintetizador de voz.

 

 

No âmbito funcional o CPM enquadra-se numa rede de parcerias informais com diversas instituições (CML, ADFA, ACAPO, etc.) A resposta dada às solicitações é de caráter institucional e personalizada, sem limitações geográficas.


O CPM nasceu em 1975 no âmbito do Centro de Educação Especial de Lisboa e ficou oficializado por despacho de 7 de Janeiro de 1977. Destinou-se, na altura, a responder às inúmeras solicitações de professores e alunos deficientes visuais que careciam de textos escolares em Braille e em carateres ampliados. As atividades estenderam-se à produção de figuras e esquemas em relevo para completar a informação requerida, bem como ao registo sonoro dos textos.