Agradecimento de Rodrigo Boto

13 de Maio de 2014


Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima, mas para mim este dia é dia de todas as suas representações. Por isso, hoje é dia de Nossa Senhora dos Anjos. Assim, desejo a todas as pessoas que labutam no Centro as maiores felicidades.


Ao me ouvirem falar entusiasticamente do staff do Centro, os meus netos, Rodrigo e Tiago de 10 e 8 anos, respectivamente, perguntaram-me – "Avô, essas pessoas são bonitas?"


Fiquei sem saber o que responder. Mas lá consegui dizer: "Como calculam, o avô nunca os viu. Mas para mim são as pessoas mais bonitas do mundo! São lindas porque têm o coração cheio de amor pelos outros, sobretudo pelos que sofrem por não poderem ver! São os anjos da guarda dos cegos que frequentam o Centro."


Na realidade, são pessoas extraordinárias que dedicam o seu trabalho a aligeirar as penas dos seus alunos invisuais. Quando ceguei senti-me completamente perdido; não mais poderia ler, passear no jardim, ou fazer as brincadeiras do costume com a querida Gaia. A consciencialização destes factos e de que não poderia acompanhar o crescimento dos meus netos, atirou-me para uma profunda depressão e tristeza. Foi com esforço que consegui ultrapassar esta fase.


Consegui decidindo encarar esta fase da minha vida como um novo desafio - e eu nunca fui pessoa de fugir a um bom desafio! - o maior que já me surgira! Passados dias soube, por mero acaso, da existência do Centro de Recuperação de Nossa Senhora dos Anjos e imediatamente fiz um contacto telefónico tendo sido logo informado de tudo o que precisava para aceder ao centro. Dias depois foi-me marcada uma entrevista e em Abril iniciei a frequência das aulas no centro.


Fiquei desde logo maravilhado com a gentileza com que fui recebido por todos. Os elementos da Direcção, os professores e todo o restante pessoal são de extrema gentileza e dedicação, apaparicando-nos com carinho e boa disposição; frequentemente se dirigem a nós oferecendo os seus préstimos!


Parece milagre o que os professores conseguem fazer de nós! Embora lide com computadores desde os anos 70, o saudoso ZX Spectrum, só escrevia com dois dedos da mão direita enquanto a mão esquerda segurava o cigarro ou a cabeça! Pois agora escrevo com nove dedos! Até há pouco tempo só de pensar que tinha de sair de casa ficava aterrorizado, mas agora desde que tenha o meu Ferrari (a bengala) vou a qualquer lugar.
Semana a semana verifico, com enorme prazer, como tenho evoluído na aquisição de novas competências. De dia para dia torno-me mais autónomo e é quase indescritível a sensação de gratidão e alegria que tomam conta de mim!


Poucos dias depois do início das aulas, uma das nossas professoras disse-me que eu sairia do Centro capaz de fazer tudo menos conduzir! Na altura pensei que era um simpático exagero para me animar, mas agora penso que é possível e tornou-se a minha meta!


Para os que vêem e nunca pensaram nos problemas, por vezes ínfimos, que surgem a qualquer momento no caminho e na vida de um invisual é muito difícil, talvez mesmo impossível, compreender ou, até, imaginar as situações incríveis que por vezes nos aparecem. Os nossos professores «anjos da guarda», ensinam-nos a identificar e evitar a maioria desses problemas, outros reabrem-nos os horizontes do uso do computador, outros ensinam-nos a caminhar em segurança pelas cidades ou campos! As suas enormes competências e dedicação fazem de nós seres humanos mais completos e reabilitados. São anjos que nos fazem acreditar de novo na humanidade e pensar que ainda teremos um mundo melhor, um dia.


Neste momento adorava ser capaz de escrever como mestre Aquilino Ribeiro ou Al Berto para poder fazer o elogio que todos estes Anjos de Nossa Senhora merecem!


Recordo, com prazer e alguma saudade, o meu primeiro dia de aulas: era Abril e o tempo estava chuviscoso, cheguei uma hora mais cedo do que seria necessário e o cheiro do pequeno-almoço invadia o antigo convento do século XV. Fui recebido por uma professora e levado para a sala de convívio por uma amabilissima funcionária através do que me pareceu um terrível labirinto. Deixou-me muito bem instalado num cadeirão e abalou aos seus afazeres, após perguntar se eu precisava de qualquer coisa ou ajuda. Permaneci só durante algum tempo até que começaram a chegar outras pessoas que cumprimentavam e se sentavam. Fui percebendo, pouco a pouco que eram,tal como eu, alunos que aguardavam o início das aulas. Fomo-nos identificando pelos nomes próprios e pouco depois já me sentia integrado. Chegada a hora das aulas, os professores vieram buscar os respectivos alunos e levaram-nos para as suas aulas, em diferentes pontos do edifício. Este espraia-se por quatro labirínticos andares unidos por diferentes lanços de escadas mais ou menos íngremes. Salas, salinhas, saletas e salões unidos por corredores, por vezes bem sinuosos, constituem os referidos andares. Ele são alojamentos para alunos e alunas que habitam longe; refeitório, copa, cozinha, lavandaria, salas para aulas e gabinetes para os professores e toda uma parafernália de lugares para apoio. Há ainda um simpático jardim com uma palmeira e canteiros de flores onde alguns gatos se passeiam ao sol.


Neste vetusto mas simpático monumento, vinte Anjos dedicam-se com afinco e enorme dedicação aos diversos aspecto da nossa recuperação e reintegração social. Aulas de braille permitem que, pouco a pouco, retomemos contacto com as letras; em TIC tornam a pôr os computadores às nossas ordens; em AVD ensinam-nos a lidar com moedas, notas, multibancos, telemóveis, e uma enorme quantidade de actividades da vida diária, como coser botões e bainhas ou cozinhar em segurança. E há ainda a Actividade Muscular e os pré-requisitos para a mobilidade; em mobilidade e orientação somos treinados na utilização de um guia, da bengala e suas técnicas e na construção de mapas mentais de percursos. Enquanto professores e alunos preparam, lado a lado, a autonomia dos invisuais, a Direcção e o Psicólogo organizam, orientam, e ajudam todos e tudo. Mas o convento é grande e com tantas pessoas a utilizar os seus espaços obrigam à colaboração de mais funcionários. Responsáveis pelos dormitórios, refeitório, copa, cozinha, PBX e recepção são também nossos recuperadores. É comovedor assistir a um almoço dos alunos no refeitório: funcionários e professores colaboram na nossa refeição corrigindo silenciosamente os nossos erros. Não é fácil, para quem não vê, encontrar e «engarfar» certas comidas sem tornar a mesa numa autêntica lixeira a céu aberto. Este apoio quase invisível é permanente e está sempre disponível.


Nos primeiros dias não conseguia deslocar-me sozinho dentro da escola, mas, o que noutro local poderia ser angustiante, ali não o foi. Frequentemente, ou um professor ou um dos funcionários vinha junto de nós e oferecia os seus préstimos para nos levar ao WC ou ao refeitório para bebermos ou comermos qualquer coisa. Assim somos permanente e discretamente apoiados, ficando-nos sempre a sensação de que estamos num verdadeiro ninho de amor!


Como a maioria das aulas são individuais e os alunos estão distribuídos em dois grupos ao longo da semana, não conheço todos os que frequentam o Centro neste período. Contudo, tem sido gratificante e muito enriquecedor o convívio com os outros utentes do Centro. São cegos de nascença ou de cegueira recente, ou atingidos de baixa visão e de ambos os sexos. As conversas que temos na sala de convívio revelam marcantes histórias de vida. Ali, na escuridão das nossas cegueiras, fazemos amizades e trocamos experiências e dicas para resolvermos alguns dos nossos problemas. Ali se fazem e desfazem relações de maior ou menor amizade, e ganha-se uma profunda admiração pela humanidade com todos os seus defeitos e qualidades. Naquele, agora muito querido, convento aprendemos, não só a suplementar a visão que já perdemos com as novas competências aprendidas, como também aprendemos que ainda há esperança para a humanidade.


MUITO OBRIGADO CENTRO DE REABILITAÇÃO NOSSA SENHORA DOS ANJOS !!!!

Rodrigo Boto

Julho de 2014

Destaques

Prev Next

Como são as cores para quem as não vê?

Hits:178

Como são as cores para quem as não vê?

Este foi o desafio lançado pela Dra. Vera Martins ao jovem João Silva na área de Competências Sociais do CRNSA. Aqui fica este testemunho tão interessante que, sendo pessoal e necessariamente...

Programa de Verão 2017

Hits:136

Programa de Verão 2017

 O programa de Verão do CRNSA caracteriza-se por um momento especial na atividade do Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, em que este é aberto a jovens que sejam...

Quando o Coração Vê

Hits:272

Quando o Coração Vê

As crianças cegas têm agora um centro de reabilitação criado em Lisboa pela Santa Casa da Misericórdia. Algumas delas têm também problemas oncológicos.  O Linha da Frente mostra como são educadas...

Um Herói sem Capa

Hits:446

Um Herói sem Capa

  Samuel Natário cegou há quatro anos. O céu caiu-lhe em cima, mas não desistiu. Reaprendeu a viver por si e pela sua filha. Esta é a sua história.   Ainda antes de...

Jornada Etnográfica – Alentejo e Algarve

Hits:519

Jornada Etnográfica – Alentejo e Algarve

Neste trimestre e em função de vários utentes do CRNSA serem oriundos do sul de Portugal, foi decidido que a já tradicional semana gastronómica temática seria dedicada ao Alentejo e...

Estimulação Sensorial na 1ª Infância

Hits:2229

Estimulação Sensorial na 1ª Infância

    É com muito prazer que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, informa que abriu, no dia 3 de Outubro de 2014, no Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos,...

Festa anos 80

Hits:588

Festa anos 80

Foi o momento que marcou o fim do Programa de Verão de 2016. Uma festa que invocou os anos 80, com decoração e música à época. Os mais velhos reviveram tempos...

Visita ao Museu da Marioneta

Hits:620

Visita ao Museu da Marioneta

No dia 13 de Julho os jovens do Programa de Verão visitaram o Museu da Marioneta. Foi uma visita guiada e exploratória em que todos puderam conhecer a história desta...

Comemorações Euro 2016

Hits:615

Comemorações Euro 2016

O grupo de jovens do Programa de Verão juntou-se à enorme vaga de adeptos da seleção que foram receber os jogadores portugueses na Alameda. Foram momentos de intensa alegria e de...

Visita ao CFPSAP

Hits:583

Visita ao CFPSAP

No dia 5 de Julho os jovens do Programa de Verão do CRNSA visitaram o Centro de Formação Profissional do Setor Alimentar da Pontinha, onde tiveram uma aula de pastelaria dedicada...

Visita ao Museu da Presidência

Hits:665

Visita ao Museu da Presidência

No dia 20 de Maio foi efetuada uma visita ao Museu da Presidência por um grupo de utentes do CRNSA. Foi uma visita guiada que contou com uma explicação sobre...

Um ano de Hipoterapia no 3.º Esquadrão d…

Hits:668

Um ano de Hipoterapia no 3.º Esquadrão da GNR Braço de Parta

Faz um ano que se realiza a atividade de hipoterapia em colaboração com o Terceiro Esquadrão da GNR. Uma atividade que reúne o agrado de todos os que nela têm...

"Chá do Bebé" de Andreia Sofia

Hits:673

"Chá do Bebé" de Andreia Sofia

Realizou-se no dia 01 de Junho um "Chá do Bebé" de Andreia Sofia, utente do CRNSA cujo programa de reabilitação tem uma forte componente de habilitação em cuidados maternos. Capacitar esta...

Visita ao Recolhimento de Lázaro Leitão

Hits:1081

Visita ao Recolhimento de Lázaro Leitão

Passada a porta entra-se num átrio, a antiga portaria, podendo observar-se na parede da esquerda o lugar da “roda”, ponto de comunicação com o exterior, para abastecimento da casa, saída...

Festa de Natal 2015

Hits:852

Festa de Natal 2015

No passado dia16 de Dezembro 2015, festejou-se o Natal com a organização de “Um Baile”.  O tema escolhido  foi a “Dansa Medieval ballada a la representació "Jaume I, un Rei...

Agradecimento de Pedro Roma

Hits:1144

Agradecimento de Pedro Roma

Depois destes meses de partilhas e entre ajudas, chegou a hora. Em toda a minha vida, passei momentos únicos e inesquecíveis que me vão ficar na memória para sempre, e neste...

Festas na Quinta

Hits:1202

Festas na Quinta

No passado dia 15 de Julho, o Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos proporcionou a alguns utentes, juntamente com o grupo de jovens que integram o Programa de Verão,...

Aniversário CRNSA 2015

Hits:1159

Aniversário CRNSA 2015

No dia 27 de Maio de 2015 comemorou-se quinquagésimo terceiro aniversário do CRNSA. A festa foi tranquila e intimista, dedicada aos utentes e funcionários, e constou de um almoço convívio...

Os cavalos também cuidam

Hits:1334

Os cavalos também cuidam

A hipoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza os cavalos para treinar as competências e a autonomia das pessoas com deficiência.   Cuca e Café, dois dos mais mansos cavalos...

Hipoterapia

Hits:1340

Hipoterapia

  Iniciou-se no dia 13 de Abril a atividade de hipoterapia, resultado de uma parceria ente o CRNSA e o 3º Esquadrão da Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR. Realizada...

CRNSA na Semana da Mobilidade

Hits:1457

CRNSA na Semana da Mobilidade

O Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos participou na Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada ao tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, tendo como objetivo promover a...

Agradecimento de Rodrigo Boto

Hits:1519

Agradecimento de Rodrigo Boto

13 de Maio de 2014 Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima, mas para mim este dia é dia de todas as suas representações. Por isso, hoje é dia de...

Esgrima para cegos no CRNSA

Hits:2100

Esgrima para cegos no CRNSA

Pela mão do mestre Eugénio Roque, realizou-se no final de Julho de 2014 no CRNSA uma sessão de apresentação da arte da esgrima para invisuais. Os participantes (jovens do Programa de...

Workshop de Teatro

Hits:1424

Workshop de Teatro

Em parceria com a Act School, realizou-se no CRNSA um Workshop de Teatro no qual os jovens do Programa de Verão tiveram oportunidade de ter um primeiro contacto com a...

Visita Quinta Pedagógica

Hits:929

Visita Quinta Pedagógica

Fotos da tarde bem passada pelos jovens do Programa de Verão na Quinta Pedagógica dos Olivais. Houve sol, contato com os animais da Quinta, aprendizagem e muita boa disposição. Um bom...

Jovens na cozinha

Hits:843

Jovens na cozinha

  No âmbito do Programa de Verão, realizou-se uma aula de cozinha dedicada à confeção de um prato tradicional português. A aula foi participada e o prato fez as delícias dos cozinheiros....

Goalball no CRNSA

Hits:899

Goalball no CRNSA

    Enquadrada no Programa de Verão de 2014, programa dedicado a jovens do ensino regular, realizou-se, em cooperação com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDIVIS), uma manhã de...

Saída a Santa Apolónia

Hits:823

Saída a Santa Apolónia

 No âmbito do treino de competências sociais, área da responsabilidade do prof. João Carlos, realizou-se uma saída em grupo a Santa Apolónia para treino da utilização das máquinas Multibanco ao...

Entrevista de Mário Cruz

Hits:790

Entrevista de Mário Cruz

Mário Cruz, fotógrafo da agência Lusa, vencedor do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, regressou ao Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos para dar uma entrevista ao programa Consigo, da...

Fotografias do CRNSA premiadas

Hits:1299

Fotografias do CRNSA premiadas

Mário Cruz, fotógrafo da agência Lusa, acaba de ganhar o galardão principal do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, com uma reportagem que fez sobre o Centro de Reabilitação Nossa Senhora...

Festa de Natal 2013

Hits:807

Festa de Natal 2013

 Algumas fotos dos preparativos e da Festa de Natal de 2013. Foi uma festa intimista, onde todos participaram desde a preparação até à execução. O momento alto foi a peça...

Programa de Verão

Hits:1753

Programa de Verão

O Programa de Verão é um momento especial na atividade do Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, em que este é aberto a jovens a partir dos 16 anos...

Visita à Quinta Pedagógica

Hits:1113

Visita à Quinta Pedagógica

No dia 26 de Fevereiro realizou-se uma visita à Quinta Pedagógica dos Olivais, altura em que os nossos utentes tiveram oportunidade de passar uma tarde em contato com a natureza,...

Via Sacra

Hits:1047

Via Sacra

{gallery}Missa{/gallery}

Festa de Carnaval

Hits:897

Festa de Carnaval

  {gallery}Carnaval{/gallery}

Visita à exposição de carros antigos

Hits:1158

Visita à exposição de carros antigos

No dia 22 de Janeiro os utentes do CRNSA visitaram a exposição de veículos históricos da Câmara Municipal de Lisboa. A visita foi animada e todos puderam conhecer alguns carros...

Festa de Natal 2012

Hits:1105

Festa de Natal 2012

  No dia 19 de Dezembro realizou-se a festa de Natal do CRNSA. Foi uma festa animada e íntima que contou com apresentações dos alunos (recital de poesia, dança e pequena encenação...

Novo site do CRNSA

Hits:1757

Novo site do CRNSA

Com o intuito de tornar a relação com os seus utentes e com o público em geral mais intuitiva e eficiente, o CRNSA remodelou inteiramente o seu site. Foi dada especial...